Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1170

(D7M) sempre está na 1ª inversão, ou seja, com a 3ª M no baixo (D7M / F#). A
constância nos
sonoremas
(F#m7) e (F#7) mostram a tentativa camuflada do
deslocamento da tonalidade (ré) para (fá#), causando desta forma uma ansiedade de
resolução constante, ou de completude tonal pelos
sonemas
que se ausentam.
Palavras-Chave
: Semiótica greimasiana; Semiótica daviliana; Semiótica sincrética; A.
C. Jobim; Samba do Avião.
SAMBA DO AVIÃO. O SINCRETISMO VERBO-MUSICAL EM ANÁLISE
O enfoque deste trabalho é a semiótica musical daviliana aplicada na música Samba do
Avião de Antonio Carlos Jobim, onde esta análise musical tanto quanto a verbal podem
ser consultado na íntegra na dissertação de mestrado “Semiótica Musical e Sincrética no
Samba do Avião”, de autoria de José Marcelo Martins, sob orientação da Profa Dra
Nícia Ribas D’Ávila, 2008.
A GRAMÁTICA DO CONTEÚDO EM SEMIÓTICA MUSICAL
(Autoria: Profa. Dra. N. R. D’Ávila)
Formante Total (FT)* = a totalidade escolhida como um “texto” não analisado
Formante Parcial (FP)* = a parcialidade textual que será examinada.
Formema total (ft)*
= a totalidade textual manifestada (em semiose)).
Formema parcial (fp)*=
a parcialidade textual manifestada, em análise (semiose).
Formema parcial int. (fpi)*
= fragmentos manifestados no interior do /fp
Soema*
= traço pertinente de uma unidade léxico-musical; traço semântico que
distingue uma relação sonora de outra, do mesmo campo conceitual. É equivalente ao
sema (em Greimas, em lingüística).
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