questão talvez estejam no fato de que o gênero é mais complexo que os anteriores e
menos familiar aos alunos.
Outra questão de desempenho abaixo dos 50% foi a que mede uma das
habilidades mais básicas:
localizar informações explícitas em um texto
. Em geral, os
alunos saem-se muito bem nesse tipo de questão que consiste em voltar ao texto e
“copiar” uma informação textual, tal como ela é ali apresentada. No dia-a-dia revela-se
como bastante necessária, pois alguns textos, como as listas, exigem a busca pontual de
informações. Porém, os 36,3% de proficiência detectados aqui podem ser explicados
pela natureza do gênero textual, ao grau de familiaridade do leitor com o texto e ainda a
uma certa “preguiça” do aluno em voltar ao texto e ali localizar a informação solicitada.
Questão 16
De acordo com o texto, estudos realizados nos últimos 50 anos indicam que:
a) ( ) a frequência das chuvas não foi alterada.
b) ( ) aconteceu derretimento do iceberg do estado de Santa Catarina.
c) ( ) houve aumento da quantidade de chuva no estado de Santa Catarina.
d) ( ) houve mudança na frequência e intensidade das chuvas.
Questão 17
De acordo com o texto, qual é o principal agente causador das transformações
climáticas?
a) ( ) As florestas.
b) ( ) As queimadas.
c) ( ) O ser humano.
d) ( ) Os animais.
A questão 17, acima, avalia a capacidade de
inferir informações implícitas em
um texto
. Isso exige que o leitor relacione as informações do texto e construa uma
conclusão a partir dessas pistas textuais. Tal conclusão não se encontra explícita no
texto, mas é “permitida” por ele. Alunos com nível de desempenho de baixo a
intermediário na leitura normalmente apresentam dificuldades com esse tipo de item.
No caso específico, 41,8% dos alunos acertaram a questão, o que é esperado. Porém, ao
se observar a forma de construção do item, percebe-se que, se o aluno tem outras
leituras e acompanha os acontecimentos e é capaz de relacioná-los, ele seria capaz de
responder corretamente à questão, mesmo sem a leitura completa do texto. O pode
apontar para várias hipóteses além das já mencionadas para as questões anteriores,