Habilidades de Leitura e Proficiência
A seguir, apresentamos algumas questões criadas por professores em cursos de
formação continuada. Tais questões, cujo objetivo é verificar o grau de proficiência em
algumas habilidades de leitura, serão comentadas, tomando-se por base a média de
aproveitamento dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma cidade do sul de
Minas Gerais.
Na cidade em questão, foram avaliados 218 alunos, em 07 escolas municipais. A
avaliação contém 20 itens, a partir de textos diversos. Cada item mede uma única
habilidade por vez. Aqui será dado destaque apenas às questões cujo desempenho médio
dos alunos avaliados foi inferior a 50%.
Leia o texto a seguir:
O texto em questão é do gênero regulamento, bastante utilizado na sociedade,
cujas habilidades de leitura são extremamente importantes para a inserção do sujeito na
cultura letrata. Trata-se um gênero textual de linguagem direta e simples, com objetivos
práticos bem definidos: regulamentar ações e procedimentos.
Vejamos as questões de leitura formuladas pelas professoras e o desempenho
dos alunos em cada uma delas.
Questão 1
A função deste texto é:
a) ( ) Analisar os tamanhos das pipas.
b) ( ) Ensinar a fazer pipa.
c) ( ) Mostrar os tamanhos das pipas.
d) ( ) Propor as regras do campeonato de pipas.