Visconde de Taunay. Assim, o caso de paixão vivenciado pelo protagonista parece
adquirir sentido pleno quando perpassamos pelas referências mitológicas, musicais e
literárias, principalmente pelo romance do escritor francês Octave Feuillet.
Desse modo, o capitão-pianista se posiciona temporariamente à margem do
mundo bélico, revelando que o prazer proporcionado pela arte, bem como os
questionamentos mais humanos, não têm espaço em um acampamento, e por isso
acontecem de maneira tão efêmera nessa narrativa.
Referências bibliográficas
DURIGAN, Jesus Antônio.
Erotismo e Literatura
. São Paulo: Ática, 1985.
FEUILLET, Octave.
O Conde de Camors
. Trad. Pinheiro Chagas. São Paulo: Carlos
Pinto & Comp., 1894.
KRISTEVA, Julia.
Introdução à semanálise.
Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São
Paulo: Perspectiva, 1974.
PERRONE-MOISÉS, Leyla.
Flores da escrivaninha
: ensaios. São Paulo: Companhia
das Letras, 1990.
TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle (Visconde de Taunay).
Narrativas Militares: cenas
e tipos.
Rio de Janeiro: Garnier, 1878.