ARTIGO DE OPINÃO: UM RECURSO LINGUÍSTICO E TEXTUAL
NAS AULAS DE LÍNGUA PORTGUESA
Marta Aparecida Broietti HENRIQUE
1
Resumo
O presente trabalho analisa os aspectos linguísticos e textuais presentes no gênero
midiático artigo de opinião de jornais, bem como tal gênero pode se tornar um recurso
didático nas aulas de língua portuguesa. Primeiramente, o estudo apresenta a noção de
gênero com a qual trabalha, em seguida, busca-se analisar a composição, o conteúdo
temático e o estilo de dois artigos de opinião. Além disso, a discussão sobre a
configuração do gênero serve para apontar que o material publicado pela mídia pode ser
considerado como um recurso profícuo para o trabalho de leitura, análise e produção de
textos em sala de aula.
Palavras-chave
: Gênero. Artigo de opinião. Linguagem jornalística. Domínio
discursivo. Ensino de Língua Portuguesa
Breve noção de gênero
É comum ao se iniciar os trabalhos com gêneros reconhecer que muitos autores
apontam que qualquer manifestação linguística se dá por meio dos gêneros. Isto é, as
pessoas estabelecem interação fazendo uso de algum gênero textual: um diálogo
informal, um bilhete, um
e-mail
, um relatório, um anúncio, uma canção, um romance
etc. Os gêneros, na verdade, constituem modos de dizer algo, são formados com base
em adequações exigidas pelas situações sociais.
Bakhtin (2003, p.261-262) afirma que:
o emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e
únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana.
Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido
campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela
1
Mestre em Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (UNESP – Assis). Professora do curso de
Letras da Faculdade de Presidente Prudente, SP – Brasil,