o leitor pode, antes mesmo de ler o texto, conferir o que habilita o locutor a proferir
qualquer ideia sobre o assunto tratado.
O texto 1 está localizado em um jornal de circulação nacional:
O Estado de S.
Paulo
, no
Caderno A
,
página 2
. Na parte superior da página, no cabeçalho, há um
título:
Espaço aberto
. O título remete o leitor do jornal a reconhecer que este é o
ambiente destinado aos textos de pessoas que não fazem parte do quadro fixo do jornal.
Tal interpretação é reforçada pela seção subsequente localizada na mesma página:
Fórum dos leitores
, cujos textos são de autoria dos leitores do jornal, visando a
comentar o que foi publicado pelo veículo ou mesmo situações e fatos que ocorrem nas
diversas áreas: economia, política, negócios, atualidades etc.
O conteúdo temático do texto 1 trata da influência da mídia, em particular da
divulgação de pesquisas de opinião na formação da opinião pública. O locutor questiona
a legitimidade das pesquisas de opinião, como também a metodologia aplicada para
suas realizações. O questionamento proposto pelo produtor do texto busca levar o leitor
a refletir sobre a divulgação dessas pesquisas que são tomadas como parâmetro para
análise de conjunturas sociais e políticas.
O texto 1 apresenta uma sequência de parágrafos de cunho argumentativos que
servem para demonstrar os argumentos de seu locutor. Isso se dá por meio de
exemplos
,
como em: “outro caso bastante em voga e que se acentuará nos próximos meses, é o da
campanha do desarmamento”. Além desse, há outro fato citado “que já povoa as
páginas de jornais é o de pesquisas de opinião eleitoral relativas à apreciação dos graus
de satisfação com os atuais governadores e prefeitos[...]”. Os exemplos servem para
fundamentar as visões do produtor textual sobre a manipulação que se faz com o uso
das “chamadas pesquisas de opinião”.
Um recurso também utilizado pelo locutor para desenvolver o tema é o
levantamento de
dados numéricos
. O texto apresenta aspectos relativos às contas feitas
pelos responsáveis pelas pesquisas.
A margem estimada de erro de pesquisas de opinião se faz segundo o universo dos
entrevistados
.
Assim, se uma pesquisa de opinião pública for feita com mil entrevistas,
sua margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos (total de 6
pontos). Se for com 600 entrevistas, a margem de erro sobe para 4 pontos para mais ou
para menos (total de 8 pontos). Neste último caso, se se analisar apenas o
comportamento das mulheres, metade aproximada da amostra por gênero, o problema
se agrava. A margem de erro sobe, então, para 6 pontos para cima ou para baixo (total
de 12 pontos).