diferentes, desse modo, daqueles (interesses e concepções) pertencentes à esfera literária
na qual tal texto, anteriormente, estava imerso.
Pensar o gênero em termos discursivos é, portanto, considerar os
textos, orais ou
escritos, enquanto artefatos de uma situação concreta de comunicação, situada num
determinado tempo e espaço; e enquanto um conjunto de palavras portadoras de uma
história, de um trajeto que lhes conferiu determinadas significações ao longo das
interações precedentes. Trata-se de certa estrutura previamente desenhada para o sujeito,
da qual ele se apropria e sobre a qual acrescenta algo no processo da enunciação.
Pensando, novamente, no objeto da pesquisa, trata-se das concepções que orientaram o
autor/editor do manual a selecionar determinado texto e a inseri-lo de um modo
específico na sua obra didática.
Apresentadas as definições de
esfera
e de
gêneros do discurso
, passa-se ao
conceito do
enunciado
, o qual será empregado, neste trabalho, para tratar da
apresentação da literatura no livro didático de Português
.
Quanto ao ENUNCIADO e à sua expressividade
Com base no que foi dito até aqui, entende-se que o
enunciado
diz respeito,
então, ao ato concreto da língua, do uso de um texto verbal oral ou escrito na inter-
relação entre os sujeitos, considerando-se, neste ato, também os aspectos
extralinguísticos da situação comunicativa, como, por exemplo, o local, o tempo e os
interlocutores da fala. Tal conceito, conforme mencionado anteriormente (no capítulo
em que se discorreu sobre as produções e a formação do Círculo), reside no foco de
interesse dos estudos bakhtinianos e não se pode, portanto, estudá-lo sem se referir aos
demais termos também apresentados por Bakhtin e seu Círculo que se relacionam à sua
construção (do enunciado), como é o caso da
expressividade
, já que ela consiste, ainda
de acordo com as teorias desses autores, em característica inerente a qualquer ato
enunciativo.
Afirmou-se, também, que se concebe enquanto
enunciado
, neste trabalho, o
texto literário inserido sobre a página do manual didático de Português. Ora, se de
acordo com as teorias de Bakhtin, o enunciado diz respeito ao ato concreto de utilização