O ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO SOB A
PERSPECTIVA DISCURSIVA BAKHTINIANA
SANTANA, Marilene Alves de
1
Resumo
Por meio da pesquisa de mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo, pretende-se estudar a apropriação do texto literário inserido
no livro didático de Português, em busca da imagem projetada dos alunos e da prática
de leitura possibilitada pelos textos, à maneira como foram apresentados nos manuais.
Para o desenvolvimento da análise tem-se como principal referência teórica os estudos
discursivos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin e, em especial, os conceitos que
giram em torno do ‘
enunciado’
, como aqueles de
estilo
,
gênero
e
campo discursivo
.
Trata-se de analisar o
corpus
da pesquisa, qual seja o texto literário inserido sobre a
página do manual, concebendo-o enquanto um enunciado concreto, produzido por
determinado sujeito (o autor/editor da obra didática) o qual, se apropriando de
determinado texto o qual fora produzido na esfera literária, acrescentou a ele o seu
estilo, tendo em vista os seus destinatários e, ainda, os discursos educacionais que
precederam à publicação de seu manual; discursos aos quais tal enunciado constituiu,
portanto, uma resposta.
Palavras-chave: texto literário, livro didático, Bakhtin, enunciado, destinatário
1
Mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Orientador: Prof. Dr.
Émerson de Pietri. Agência financiadora da pesquisa: CAPES.
E-mails:
e