partir do
estilo
empregado na composição deste enunciado, não apenas a representação
dos destinatários e as possíveis práticas de leitura, mas, ainda, a relação que,
necessariamente, este enunciado estabelece com determinados
discursos
os quais, em se
tratando do objeto de análise desta pesquisa, pertencem, primordialmente, à
esfera
educacional
na qual os livros didáticos, suportes para esses textos, se inserem.
Antes de se referir, mais detalhadamente, a alguns dos conceitos que serão
empregados no processo de análise, convém retomar a definição de
língua
, conforme
apresentada por esses teóricos, já que ela se constitui a base material para a produção do
enunciado. No capítulo “A interação verbal”, inserido no livro
Marxismo e Filosofia da
Linguagem
(1986), Bakhtin/Voloshinov afirmam:
A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas
linguísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de
sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da
enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui assim a realidade
fundamental da língua. (1986, p.123)
As teorias desenvolvidas pelo Círculo em torno da linguagem constituem
referência para a pesquisa na medida em que permitem aprofundar as reflexões em
torno das condições discursivas que antecederam a elaboração dos livros didáticos a
serem analisados e, mais especificamente, sob as quais se selecionaram e se
apresentaram os textos literários nesses livros. As concepções dos autores no que se
refere à língua, enquanto processo e ‘produto’ das interações histórico-sociais, e, ainda,
enquanto signos impregnados de relações dialógicas e ideológicas (cf. SOUZA, 2002,
p.57), permitem observar e analisar os manuais, tendo sempre em mente as ‘atividades’
interacionais e discursivas que antecederam a sua elaboração e que se inscrevem, de
determinada forma, em sua materialidade. Ao permitirem um conhecimento maior
acerca das concepções e dos fatores que circundaram a confecção dos manuais
- através,
por exemplo, dos diálogos instaurados entre o que se apresenta linguisticamente nos
manuais didáticos e o que propõem as indicações oficiais para o ensino – tais estudos
favorecem uma melhor compreensão acerca desses objetos, os quais serão concebidos,
neste trabalho, enquanto
enunciados concretos
produzidos dentro
da
comunidade
discursiva educacional
, por motivos que se pretende explicitar daqui em diante.