Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 715

O conteúdo do psiquismo, acima referido, é entendido, neste trabalho, como o
intradiscurso, como as condições subjetivas do sujeito, cuja formação deu-se devido ao
interdiscurso, às condições externas, ou seja, à heterogeneidade do discurso. A
heterogeneidade constitui-se por meio da presença do outro, das outras vozes, dos vários
enunciados que estão presentes nos diferentes campos discursivos (político, religioso,
pedagógico, artístico etc). Estes, por sua vez, representam as formações ideológicas que
lhes são correspondentes e conotam o discurso do
eu
. Em outras palavras, as vozes do
outro ressurgem no
meu
discurso. Assim, de acordo com o pensador russo (1995, p. 48),
as condições subjetivas ou “a consciência constitui um fato sócio-ideológico, não
acessível a métodos tomados de empréstimos à fisiologia ou às ciências naturais”.
Portanto, “o psiquismo subjetivo é o objeto de uma análise ideológica, de onde se
depreende uma interpretação sócio-ideológica”.
Sendo assim, as interações das condições externas e internas no processo de
alfabetização se afloram mediante atividades de leitura e escritura, pois, dialogicamente,
o sujeito se constitui e toma consciência de si enquanto sujeito do discurso. A
compreensão da linguagem se confunde com uma tomada de posição ativa a propósito
do que é lido e escrito. Nesse processo, ao tomar a palavra o sujeito reformula o
interdiscurso e elabora o seu intradiscurso, deixando entrever toda sua formação
discursiva. Desse modo, a produção de textos orais e escritos é entendida como lugar da
formulação do ser do discurso, pois, de tal modo, a criança dá continuidade às práticas
de linguagem
4
.
Análise das atividades produzidas pelos alunos
Este trabalho é resultado de um projeto de intervenção realizado, em novembro
de 2009, com uma turma de 2º ano, portanto, uma sala de alfabetização. O referido
projeto concretizou-se quando a autora deste artigo participou do “Projeto Bolsa Escola
Pública e Universidade na Alfabetização”, como aluna-pesquisadora. Ao término desta
empreitada, desenvolveram-se diferentes atividades de leitura e escritura. Um dos
trabalhos desenrolou-se sobre o contexto da história de
Chapeuzinho Vermelho
. As
atividades desenvolvidas foram a reescrita do conto; produção da escrita por meio da
4
Conforme Schneuwly (2004, p. 51), “as práticas de linguagem são consideradas aquisições acumuladas
pelos grupos sociais no curso da história. Numa perspectiva interacionista, são a uma só vez, o reflexo e o
principal instrumento de interação social”.
1...,705,706,707,708,709,710,711,712,713,714 716,717,718,719,720,721,722,723,724,725,...1290
Powered by FlippingBook