ANÁLISE DE DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DE AUTOMÓVEIS: AS VOZES
DISCURSIVAS NA FORMULAÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO
Vânia da SILVA
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Resumo
À luz dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso francesa (PÊCHEUX, 1990,
1997 e 2009), a proposta deste trabalho é analisar três peças publicitárias da fabricante
de veículos automotivos Volkswagen (1960; 2010 e 2010). Embora estas não enunciem
a mulher, materializam sentidos acerca das relações familiares, amorosas e afetivas,
constituindo a identidade feminina e masculina sob valores ideológicos, inúmeras vezes,
marcados pelo tradicional, pelo sexismo (BOURDIER, 2003) e pela exclusão social e
histórica das mulheres. Desse modo, objetivamos analisar como a identidade feminina e
masculina é constituída nestes discursos, assim como verificar as vozes discursivas com
as quais dialogam estes discursos e reiteram ou deslocam os valores sociais arraigados
na memória coletiva. Para tanto, discutiremos conceitos não somente arrolados pela AD,
mas também acerca do feminino (BEAVOUIR, 1970; DEVEREUX, 1990;) e da
publicidade (CARVALHO, 1996; CITELLIA, 2004; VESTERGAARD, SCHODER,
2000).
Palavras-chave:
, identidade, mídia, discurso publicitário, gênero, vozes discursivas
Considerações Iniciais
A mídia, desde sua criação, exerceu forte influência sobre seus leitores. Com a
solidificação dos meios da comunicação e a expansão de alcance, sua característica de
legitimação, formação e consolidação de opiniões está ainda mais materializada. O
gênero publicitário, enquanto gênero midiático amplamente difundido nas diversas
classes sociais, é também lugar de veiculação de valores ideológicos, muitos deles já
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Vânia da Silva. Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas, bacharelado em Estudos da Linguagem,
pela Estadual de Londrina – UEL. Atualmente, é graduanda de Letras Vernáculas e Clássicas, habilitação
em Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas e aluna especial do mestrado em Estudos
da Linguagem da mesma universidade. Email: