O DISCURSO MACHISTA EM REVISTAS FEMININAS
Jullyana NERI
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RESUMO
: Na relação homem-mulher-sociedade, a mulher é vista há muito tempo
como objeto sexual e subordinada a seu marido, sem direitos. Sob essa perspectiva a
mulher viveu durante séculos a margem da sociedade e dessa maneira os homens
assumiram a posição de dominador e provedor. No século XIX, com o movimento
feminista moderno, a mulheres passaram a ter acesso a direitos antes exclusivos aos
homens. As revistas femininas estão intimamente ligadas aos ideais feministas e se
comprometem a falar para e sobre a mulher contemporânea. A proposta desde trabalho é
iniciar uma discursão sobre como as revistas femininas reproduzem discursos machistas
estabelecidos na sociedade, através das categorias da Análise do Discurso, tendo como
referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso, criada por Michel Pêcheux na
França na década de 60 do século XX.
Palavras-chave
: Machismo, discurso, feminismo, revistas femininas.
INTRODUÇÃO
As revistas femininas atualmente apresentam-se de forma menos machista e
falam mais sobre a mulher independente e obviamente mais abertas sobre o sexo e a
sexualidade. Porém, são movidas por estereótipos de beleza continuam sendo o braço
direito das indústrias de cosméticos. Apesar de levantarem a bandeira da
individualidade e beleza interior, tais revistas ainda priorizam a mulher-imagem que
deve viver, lutar e fazer dieta para ficar sempre bela para seu homem ou para conseguir
um. As revistas femininas mantêm colunas específicas de receitas, comportamento e
dietas, isso sem mencionar os resumos semanais de novelas ou entrevistas com as
“estrelas” do momento, que figuram como padrão de comportamento, independência e
beleza.
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Especialização em Linguística e ensino de Línguas UNISEB-COC,