PRÁTICAS LETRADAS/ESCRITAS NA INTERNET:
ESTUDO DO PROCESSO DE TEXTUALIZAÇÃO NO MSN -
MARCAS DA HETEROGENEIDADE CONSTITUTIVA DOS SUJEITOS NO
PROCESSO DE ENUNCIAÇÃO
Andrea Cristian Fusco
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FUSCO
Resumo:
De uma perspectiva dos estudos da Enunciação e do Discurso este artigo tenciona
demonstrar que a escrita se constitui na complexidade enunciativa da língua(gem), na
heterogeneidade dos modos de enunciação. Busca-se evidenciar, por meio da análise
lingüístico-discursiva do uso do internetês em conversas pelo MSN entre professora e
alunos, que os dizeres dos sujeitos são atravessados pelos dizeres do outro social que os
constitui.
Palavras-chave: Dialogismo, heterogeneidade, escrita, internet, MSN
Língua semióforo
É possível constatar com Komesu e Tenani (2010) que muitas são as críticas da
sociedade às práticas escritas na internet. O senso comum quase sempre atribui à escrita
usada na internet em ambientes voltados para a comunicação interpessoal ─o chamado
internetês─ um caráter de decadência, além de considerá-la “uma iminente ameaça ao
ideal de homogeneidade da língua.” É em resposta às vozes sociais que se posicionam
contra o uso do internetês, que este artigo se constitui.
Um conceito teórico bastante esclarecedor, no sentido de lançar luz à concepção de
língua que há muito se cristalizou não só na sociedade brasileira, mas em quase todas as
sociedades do mundo ocidental, é o de
língua semióforo
. Desenvolvido por Conceição
(2008) em sua tese de doutorado, trata-se de um conceito-chave para se entender o debate
acirrado em defesa da língua portuguesa. Analisando-se, etimologicamente, a palavra
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Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Câmpus de São José do Rio Preto (SP),E-Mail: