APRECIE COM ENUNCIAÇÃO: ANÁLISE DE PROPAGANDAS DA
CERVEJA BOHEMIA
Bruna Carolini BARBOSA
1
RESUMO.
O presente artigo tem como objetivo verificar, descrever e analisar a
persuasão resultante dos efeitos de sentido produzidos pelas marcas enunciativas nos
textos verbais – combinados com a linguagem não verbal – nas propagandas de uma das
grandes marcas de cerveja do Brasil, a Bohemia. Partimos do princípio de que não
existe comunicação neutra, e de que a publicidade configura-se como um forte
instrumento influenciador na formação cultural da sociedade. Para tanto, nossas
reflexões e análises, ancoram-se nas perspectivas de Maingueneau, Koch, Benveniste e
Bakhtin. O corpus desta pesquisa é composto por duas propagandas da cerveja
Bohemia, publicadas na revista Isto é, e através da análise pretendemos, por meio da
linguagem, encontrar os recursos argumentativos pelo qual a cerveja se fixa como uma
marca de tradição.
Palavras chave:
Enunciação; Propaganda; Persuasão; Argumentação; Publicidade.
Publicidade e linguagem
No mundo contemporâneo, onde as ideias circulam livremente, a publicidade
torna-se uma grande e eficaz forma de persuasão e construção ideológica e, dentro desse
contexto, é o uso perspicaz da linguagem o instrumento que torna isso possível.
Mas a publicidade não é algo que surgiu agora, mas na Grã Bretanha no início
do século XVII. Segundo Leotti (2007), com o surgimento da indústria e.
consquentemente com seu crescimento, iniciou-se a produção em escala industrial o que
acarretou um grande desenvolvimento econômico da população dando origem à classe
média. Esse ambiente industrial e econômico revela-se bastante favorável às condições
para a existência da propaganda, que oportunamente se estabeleceu na sociedade.
De acordo com Sandmann (1993 p. 9), o termo propaganda vem do nome da
instituição
Congregatio de propaganda fide
, que significa Congregação da fé que deve
ser propagada. A instituição foi criada na cidade de Roma em 1622, com o intuito de
propagar a fé cristã. Sandmann diz também que em português o termo é abrangente,
pode ser usado para propagar idéias assim como para vender produtos.
1
Universidade Estadual de Londrina,