Em tempos atuais, não apenas os aspectos linguísticos podem constituir a
significação, haja vista que a tecnologia torna possível a utilização de diversos tipos de
ilustração, cores, tipos de letras e outros aspectos significativos, portanto, pensando que
o texto é composto por diferentes signos, verbais e não verbais, a sua compreensão
global depende da decodificação de todos os signos, indissociavelmente. Assim como
entende Gonçalves (2006, p.14):
a valorização das outras linguagens, além da verbal, tem sido cada vez mais freqüente:
se diferentes signos interagem na sociedade e na informação, não há motivos para se
priorizar a palavra em detrimento de outros códigos, considerando-os inferiores ou
simplesmente complementares. No contexto da publicidade, os diferentes signos
interagem de tal maneira que se torna impossível dissocia-lo, a apresentação dá-se no
conjunto.
Entendendo que a linguagem, inclusive a publicitária, utiliza características de
sua época e tenta representar os ideais das classes dominantes, este estudo abordará
então especificamente nas propagandas de cerveja, tendo como marca escolhida a
cerveja BOHEMIA, analisaremos as características linguísticas e outros signos que
constituem os textos veiculados na mídia, levando em consideração o contexto sócio-
histórico, meios de circulação e condições de recepção.
A linguagem é uma forma de ação em que “toda a atividade linguística é
composta por um enunciado produzido com dada intenção” (KOCH, 1998 p. 24), essas
intenções podem ser observadas através de marcas linguísticas com determinadas forças
argumentativas e enunciativas.
No caso da propaganda a intenção é persuadir o receptor, os consumidores.
Assim como nos outros gêneros, a propaganda configura-se a partir do discurso, que é
um modo de ação e de representação de um ponto de vista e do mundo.
As propagandas são constituídas de signos verbais e não verbais. Maingueneau
(2002, p.85) afirma que “um texto não é um conjunto de signos inertes, mas o rastro
deixado por um discurso em que a fala é encenada”. A partir desses rastros é que vamos
buscar na forma que esse discurso foi construído a fala que encena.
Existem muitas marcas de cerveja, e a grande maioria acredita na publicidade
como forma de ascensão, às vezes, antes mesmo de crer e dar valor à própria qualidade.
O que podemos abstrair desse processo é a idéia de que quanto melhor a campanha
publicitária, melhor a cerveja.