Figura 1 – Primeira página da propaganda publicada na revista
Isto é
, ano 30, nº 1967
Ed. Três, 11 de maio de 2007.
Nesta propaganda a primeira imagem é uma fotografia antiga, provavelmente do
ano de 1953, assim como mostra o ano no rodapé, com a logomarca da cerveja no
cabeçalho, colocados dentro de uma moldura toda envolta em ramos de lúpulo e cevada,
ingredientes indispensáveis para o feitio da cerveja. O garçom está vestindo um
smoking, ostentando uma toalha no mesmo braço em que segura a bandeja com a taça
cheia da bebida. Características estéticas como o cabelo e barba são peculiares ao século
XIX, um pouco mais comprida nas laterais e bem penteada.
O fundo dessa imagem é composto por vários barris de cerveja, assim como os
outros elementos da figura, os barris também possuem a logomarca e além dela o ano,
no caso 1853, justamente para frisar a menção à data, que é considerada como fator
importante na tradição e qualidade.
Além das características já descritas é importante destacar o detalhe da
impressão dessa figura na revista que parece estar desbotada e velha, lembrando
realmente um papel antigo, já castigado pelo tempo. Todo o conjunto da composição
remete a um estilo clássico e tradicional.
Na segunda imagem encontramos o mesmo garçom só que agora dentro do
contexto dos dias atuais, vestido com a tradicional roupa a qual estamos habituados ver
trajados esses profissionais: camisa e avental. A barba e cabelo como os de hoje em dia,
num estilo e corte mais casual. A posição segurando a bandeja colocando a cerveja na
taça é a mesma da primeira. O ambiente agora é um tradicional botequim, com vários
quadros na parede e muitos barris empilhados.
As imagens desta propaganda utilizam um recurso chamado alusão, que é uma
referência que se faz a algum elemento para servir como termo de comparação e que
depende das capacidades de associação do leitor. A primeira imagem do garçom de
1853 serve de referência para a segunda, que apresenta de forma direta a utilização
desse recurso.