por produzirem a melhor cerveja do mundo, com produção artesanal e mantendo o
segredo da receita guardado durante várias gerações.
Considerações finais
Numa situação comunicacional, onde existe interação entre locutor e
interlocutor, o processo de construção de sentidos acontece mutuamente levando em
consideração o que se diz a forma como se diz e qual o objetivo do que se diz. A
significação do discurso se constrói levando-se em consideração os aspectos históricos e
sociais das partes envolvidas na interação.
A comunicação acontece quando a linguagem é utilizada para esse fim, não se
restringindo a forma somente, mas em seu conteúdo subjetivo e significativo, é através
do uso da linguagem e de seus recursos linguísticos que se consegue transmitir a
mensagem e influenciar o outro à conclusão.
Nossa visão, e objetivo estão intrinsecamente ligados ao nosso discurso o que o
torna sempre um ato de persuasão. É isso que fazemos a todo o momento, expressamos
pontos de vista, ideias, conceitos e influenciamos o outro a ver da mesma forma e o
levamos a partilhar das mesmas opiniões que as nossas.
No discurso publicitário, o bom uso da linguagem e dos elementos da língua
contribui para que a marca consiga influenciar os consumidores a fim de renderem-se às
maravilhas de seus produtos que, diga-se de passagem, refletem a visão das classes
dominantes.
A cerveja Bohemia através do uso da linguagem consegue estabelecer-se como
uma marca de qualidade superior e elitizada. Todas as suas estratégias de marketing
direcionam para esse sentido:
layout
das propagandas, meios de circulação, discurso e
até mesmo o preço, já que a Bohemia é uma das cervejas mais caras do mercado
nacional.
Nas análises das propagandas verificamos a presença de adjetivos que
intensificam a qualidade da marca, assim como referencia a elementos de tradição e
prestígio, como os monges trapistas. O que percebemos é que a Bohemia trabalha em
suas propagandas como a tentativa de tornar a cerveja uma bebida nobre, de bons
apreciadores, e não apenas consumidores.
Todo o discurso, sobretudo no publicitário, pode ser considerado ato de
persuasão. Seria possível, mesmo sem análises lingüísticas, verificar as intenções do