proxêmica. Enfim, são várias as linguagens que co-existem para a produção de sentido
em um filme.
Analisar o percurso de sentido da linguagem de um filme é, no mínimo,
instigador. Para este trabalho, faremos uma leitura intersemiótica entre linguagens
midiáticas, mais especificamente, entre literatura e cinema.
Análise semiótica
Apresentamos abaixo duas sequências análogas ao romance para fazer a análise
semiótica.
Seqüência 1
Fig. 01: Basílio e Luísa: traição
Fig. 02: Luísa deitada sensualmente
Fig. 03: O casal se amando
Na sequência dessas imagens, Luísa comete o adultério. Luísa e Basílio se
beijam, se amam, figs 01, 02, 03 já são dotados de querer, dever e poder e saber-fazer,
modalidades da competência e realizam a performance principal. O ato sexual
representa o objeto modal (meio) para atingir o fim desejado. Eles entram em conjunção
com o Objeto-Valor “desejo consumado”. Eles exercem o papel de destinatários auto
sancionados.
Observemos que há bastante semelhança entre o fragmento do romance e as
sequências selecionadas do filme. No desenvolvimento do drama fílmico, assim como
no romance de Eça, Luísa e Basílio estavam em disjunção com o objeto-Valor abstrato e
depois, por meio da manipulação, a tentação, sujeitos do querer-fazer e do dever-fazer, e