Abaixo a 2ª sequência para análise:
Fig. 04: Juliana sondando a sala
Fig. 05: Juliana encontra um objeto
Quando o casal sai da sala, Juliana entra e observa a desordem deixada por
eles. Juliana é a personagem mais complexa e socialmente marcante das duas obras. Ela
“abre uma segunda linha de intriga, distinta da do adultério, que na sequência de
acidentes vários conduz à morte de Luísa, uma morte que se ajusta à necessidade moral
de punir a adúltera e morigerar os costumes”. (REIS, 2005, p. 15). O sofá, fig. 04, está
desalinhado e denuncia o ato cometido. Novamente a iluminação privilegia a cena e
produz uma atmosfera de suspense. Este recurso provoca no espectador uma sensação
de paralisação, parece que tudo fica em silêncio para revelar somente o drama da ação.
Em plano médio, Juliana descobre uma peça íntima de Luísa jogada displicentemente ao
lado do sofá, fig. 05. Vai começar o drama de Luísa.
Nesta sequência, Juliana é o sujeito manipulado pela desconfiança gerada por
Luísa. Ela está à procura de um deslize da patroa. Neste momento, Juliana está conjunta
à artimanha para manipular Luísa. Com a desconfiança, ela ficará atenta para descobrir
mais detalhes da traição da patroa e usará o que descobrir para chantagear e manipular
Luísa. No contexto da história, Juliana quer uma aposentadoria tranqüila, com dinheiro
para viver bem. Juliana, nesse instante, já se encontra dotada das modalidades da
competência. Vejamos a análise no quadro abaixo:
Quadro 03 – Gráfico armazenador (Da Ganância)
Diálogos, sons,
ruídos
Ações e
movimentos
secundários
Gestualidade
visual
Luminosidade
Objetos em
destaque
Expressões
manipuladoras
dos sujeitos
Objeto Modal,
Objeto-Valor,
Figuras e
Temas
Figura 06
Som de passos
Em plano aberto, a
câmera revela
Juliana entrando
Juliana olha a sala
Jogo de sombra e
luz, clima de
suspense
Olhar observador
OM = a
desconfiança
OV = Dinheiro
Figura: Juliana,