Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 76

Como obras encomendadas pela nobreza, algumas delas eram utilizadas como
entretenimento único da noite. Em forma de sonatas, concertos, sinfonias e outras
modalidades, normalmente são de longa duração, possuem sonoridade exuberante e
exigem altíssima habilidade técnica dos músicos. A observação da partitura nos permite
perceber a riqueza da harmonia composta de vários acordes (grupo de notas tocadas
simultaneamente para obter um “único” som) perfeitos maiores e menores, muitas
escalas traduzindo “espírito” de grandiosidade, da ideologia que circulava na época. O
aumento gradativo da complexidade dos enunciados músicais demonstra que a múscia é
constituída por uma base sócio-histórica com regularidades, sempre há uma linha
melódica se destacando, e rupturas, aparecimento de polifonia, acordes dissonantes.
Considerações finais
Não tive aqui a intenção de “dissecar as diversas formas de restrições a que um
discurso é submetido” (Possenti, 2001) , mas observar a possibilidade de utilizar o
termo leitura para partitura musical assim como para um texto verbal escrito. Sem
pretensão de esgotar ou mesmo de encerrar a discussão sobre tal possibilidade, busquei
em obras únicas de compositores pertencentes a ideologias e momentos históricos
diversos a fim de observar a possibilidade de se falar em leitura discursivamente situada
e não apenas decodificadora. A análise estrutural serviu de ilustração das observações
apontadas nas regularidades e dispersões da linguagem utilizada pelos músicos. Busquei
me ater e ressaltar as análises mais facilmente perceptível àqueles que desconhecem a
escrita musical, não tendo também intensão de ser uma especialista em música. A
escolha do canto gregoriano deu-se inicialmente por ser um dos primeiros registros
escritos de música além de representarem o discurso de uma formação bastante
específica, igreja Romana na idade média, que exercia papel controlador na produção do
discurso musical. A outras duas escolhas foram em função da importância dos dois
compositores na história da música erudita, além do fato de ambos pertencerem à
mesma localização geográfica, mas apresentarem restrições diferentes – instrumento -
possibilitando assim a percepção do que pôde ou não ser dito em dois momentos
históricos, demonstrando o controle da ideologia e outros fatores sociais.
1...,66,67,68,69,70,71,72,73,74,75 77,78,79,80,81,82,83,84,85,86,...1290
Powered by FlippingBook