Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 68

executando a peça, mas também a reescreve quando imprime sua percepção e
sensibilidade individual na forma de execução. Essa, por sua vez, será interpretada em
outra dimensão pelo espectador. Logo, aqui a execução de uma peça musical tem duplo
sentido: o de interpretação e o de produção de sentido. É possível confirmar tal
afirmação quando se ouve e compara dois músicos, ou mesmo um único músico em
momentos diferentes, tocando uma mesma peça, a execução nunca será igual, assim
como, na leitura de texto verbal o efeito de sentido de um mesmo texto pode ser variado
devido ao efeito leitor
6
. Entretanto, assim como afirma Eco, acredito que “alguns limites
são estabelecidos e que a noção de interpretação sempre envolve uma dialética entre
estratégia do autor e resposta do Leitor-Modelo
7
.
O terceiro ponto que merece reflexão é o fato da leitura musical fazer surgir a
possibilidade de abordar a leitura discursiva em duas dimensões. Assim como um texto
verbal é escrito para ser lido, o texto musical é composto para ser tocado para que seja
ouvido. Logo, o processo de leitura musical é duplo, existe aquele que lê a partitura para
tocar a música e aquele que faz a leitura auditiva no momento em que é feita a execução
musical. Mesmo que o ouvinte não tenha competência técnica e nem conhecimento dos
signos musicais é comum que ele tenha habilidade de compreensão e apreciação
musical. Tal possibilidade na música possui analogia com o que afirma Eco em relação
à língua “toda mensagem postula uma competência gramatical da parte do destinatário,
mesmo que seja emitida numa língua conhecida somente pelo emitente.” (Eco,1986,
p.36)
Portanto, na dimensão em que a leitura musical é aquela executada pelo músico,
há o processo de decodificação e neste momento pode ser feita a analogia com a
decodificação de um texto linguístico. Assim como as palavras são denominadas signos
linguísticos na perspectiva saussuriana por serem compostos por significante e
significados, também faço referência às notas musicais como “signos musicais” por
também serem constituídas pelas mesmas duas perspectivas. O significante seria o
6
Efeito leitor: é decorrente de efeito de sentido.
7
Leitor Modelo é aquele previsto pelo autor ao gerar o seu texto que “será capaz de cooperar para a
atualização textual como ele, o autor , pensava, e de movimentar-se interpretativamente conforme ele se
movimentou gerativamente.”(ECO, 1986, p.39)
1...,58,59,60,61,62,63,64,65,66,67 69,70,71,72,73,74,75,76,77,78,...1290
Powered by FlippingBook