Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 77

Logo, reconheço a possibilidade de aplicar o termo leitura de música pela
possibilidade de aplicação dos conceitos e práticas da AD, análise do discurso, para a
leitura de textos musicais assim como para a leitura de textos verbais, pois :
“ Para a AD é consensual que um discurso não circula em qualquer lugar, que não toma
livrementete uma forma genérica qualquer e que não pode ser interpretado de qualquer
maneira por qualquer um. Ou seja, para AD, de alguma forma, interessa especificar em
que medida cada fator funciona como uma restrição sobre o discurso, seja sobre sua
circulação, seja sobre sua interpretação”.(POSSENTI, 2001,p.22)
Assim como o texto verbal sempre contará com a decodificação, com a
interpretação, com o não dito e com a performance daquele que faz a leitura, oralizada
ou não, a peça musical contará com os mesmos aspectos em sua execução ou audição.
Reading, an intersemiotic practice.
Abstract:
Aiming on thinking Reading in a broader dimension than only
comprehending verbal texts, I present the hypothesis of reading music score to grasp
discourses materialized in music. As corpus, I’ve chosen three scores representing
different discourse formation - Gregorian chant, a song by Bach, and a Beethoven’s
score, with the goal of observing
structurally what was possible to be “stated” by
comparing them. The fact of referring to distinct discourse formation allows observing
in music, as well as in linguistic texts, the existence of the permitted, the, the unspoken,
the interweaving and influence among them. Beyond that, it makes possible to
“translate” the discourses which crosses the society. To such reflexion, the concepts of
Foucault, Maingueneau and others will be activated in a perspective which considers
discourse as any kind of activity of production and reception of meaning among human
beings.
Palavras-chave:
Readong, Discourse, Music
,
. Enunciate, Discourse Formation.
Referências Bibliográficas:
ALTHIER-REVUZ, J.
Entre a transparência e a opacidade – um estudo enunciativo do
sentido.
Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004.
BACH, J.S
.
The welltempered clavier I
. Viena, Wiener Urtext Edition, 1977. (Fuga 14)
1...,67,68,69,70,71,72,73,74,75,76 78,79,80,81,82,83,84,85,86,87,...1290
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