Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 79

professor, mas sim, pretendemos analisar cientificamente os enunciados os quais
possibilitam a construção desse professor brasileiro e refletir sobre os discursos que
autorizam essa
des
valorização.
Estudos como este são de extrema importância, pois no contexto atual brasileiro,
em que somos “todos pela educação”, surgem inúmeros discursos advindos de
diferentes posições ideológicas buscando consolidar uma ou outra imagem da educação
brasileira. No entanto, considerando o discurso como heterogêneo e como falho, não
podemos admitir que uma leitura científica se submeta a uma homogeneização e a uma
atitude pacífica diante dos enunciados fortemente marcados pelo senso comum.
Portanto, compreendemos que a massificação de uma determinada imagem do
professor, foco deste artigo, deve ser criticamente analisada. Os enunciados já marcados
por pertencerem ao dito senso comum necessitam de uma reflexão teórica, a qual
exponha as relações de poder possibilitadas pelas suas enunciações. A educação não
pode de maneira alguma ser pensada e discursivizada como uma instituição imutável e
única, é necessário visualizar toda a sua complexidade e as peculiaridades que
envolvem os processos educacionais.
Entendendo a mídia e a propaganda como as grandes possibilitadoras da
identificação das massas, nos questionamos quais as imagens do professor brasileiro
vêm sendo divulgadas e por que essas imagens e não outras em seu lugar. Podemos nos
perguntar ainda qual relação essas instâncias discursivas acabam por estabelecer com a
sociedade ao se apossarem da
suposta verdade
sobre a educação e sobre o professor.
Mais especificamente sobre a mídia, de quais estratégias ela vem se utilizando para se
posicionar como autoridade sobre a educação?
A fim de responder a essas questões estruturamos o trabalho de modo a primeiro
expor ao leitor um breve entendimento da perspectiva teórica da qual nos apossamos, a
seguir, realizamos uma exposição das condições de produção que possibilitaram os
enunciados a serem, por fim, analisados.
Entre o repetível e o acontecimento
A análise do discurso (doravante AD) toma para si, como objeto, o interdiscurso,
portanto, as relações entre os discursos, seja uma relação entre discursos sincrônicos ou
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