Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1266

deve ir além do processo descritivo e analítico das estruturas, centrar-se, sobretudo nos
processos cooperativos presentes na atividade conversacional, cujo foco é a sua
interpretação.
O que é mais pertinente para nosso estudo, tratando-se do
corpus
em questão,
cartas entre escritores, é o
modus
, a relação intersubjetiva, representada pelas estratégias
discursivas utilizadas pelos locutores das missivas para criar condições adequadas à
compreensão e aceitação do interlocutor.
O gênero carta simula, por meio de estratégias linguísticas, o evento
conversacional, pois sua base está também na necessidade de interação entre os
interlocutores, desenvolvendo não só a construção de identidades sociais no contexto
real, conforme Marcuschi (op.cit.), mas também uma identidade literária, já que nesse
caso, as cartas objetivam aprimorar a estética de Alphonsus de Guimaraens, o
interlocutor.
Para que uma conversação seja produzida e sustentada, seus interactantes devem
partilhar um mínimo de conhecimentos comuns. Isso é significativo em relação ao
nosso
corpus
, haja vista que Mário de Andrade e Manuel Bandeira
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têm a mesma
profissão – escritor – e compartilham com seu interlocutor de um vasto repertório
linguístico e envolvimento cultural. No entanto, as cartas produzem um diálogo
assimétrico, em que seus enunciadores orientam, dirigem, concluem a interação e
exercem pressão sobre o enunciatário, independente deste não estar no mesmo espaço.
Os elementos atenuadores são vistos pelos autores como um conjunto de
procedimentos variadíssimos que resultam na atenuação da ameaça à face dos
interlocutores.
Segundo Rosa (1992) é a preservação das faces dos interlocutores que norteia a
estrutura do discurso e adéqua as máximas conversacionais à situação concreta de
interação verbal.
São as pressões rituais que mais influenciam a estrutura do discurso, pois as
estratégias de polidez, que visam neutralizar as ameaças à face, influenciam na
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Inserimos as abreviações MB (Manuel Bandeira) e MA (Mário de Andrade) no início dos trechos das
cartas para indicar os respectivos locutores.
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