Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1275

Manuel Bandeira não só respeita seu interlocutor, como também o motiva a
continuar no caminho da poesia, para isso não mede a quantidade de adjetivos e frases
que qualificam o jovem escritor: “poeta de sua força, você é dos tais, nasceu feito,
grande poeta e versejador etc., homenageando-o também com uma composição sua.
Mário de Andrade e Manuel Bandeira são considerados pessoa modelo (MP) sob
a perspectiva de Brown e Levinson (1987) e procuram assim preservar as faces nos
discursos epistolográficos.
Elencaremos a seguir exemplos extraídos do
corpus
de atos ameaçadores das
faces (face-threatening acts), ou FTAs, de acordo com a visão de Marcuschi (1989):
1. Atos que ameaçam a face positiva do interlocutor: desaprovação, insultos, acusações:
(1)(MA)O segundo ponto é o ‘problema’ dos canaviais’, trigais e pastores. A palavra
pastor tal como você empregou está perfeitíssimamente bem. O verso é que já me
parece menos perfeitamente de você pelo seu jeito estereotipado, um pouco ‘estilo tal’.
(GUIMARAENS FILHO 1974, p.16)
(2)(MB)Estou com seus poemas aqui, emprestados pelo Mário. Gostei de todos, mas as
minhas preferências vão para o soneto ‘Momento’ e para o ‘Poema íntimo. [...]estou de
acordo com Mário acerca da frase ‘que os bons e os santos gera’. Acho a rima indiscreta
e ‘santos gera’ muito desagradável como som. (GUIMARAENS FILHO 1974, p.76)
Depreendemos a partir da análise das cartas que tais atos são mais recorrentes
nas cartas de Mário de Andrade, que semelhante ao trecho (1) procura adotar realmente
a postura de mestre em relação ao jovem escritor.
Já Manuel Bandeira apenas nas cartas iniciais compartilha do comportamento de
Mário de Andrade. Com efeito, em (2) Manuel Bandeira legitima sua opinião sobre os
poemas de Alphonsus de Guimaraens Filho, apenas após conhecimento da visão de
Mário de Andrade. O que percebemos é que Manuel Bandeira, apesar de estar na
mesma hierarquia de Mário de Andrade, ocupa-se mais em motivar o interlocutor por
meio de elogios a sua produção poética, o que claramente é bem recebido por
Alphonsus, que o convida para ser seu padrinho de casamento, estabelecendo uma
relação afetiva entre os dois.
2.Atos que ameaçam a face negativa do interlocutor: pedidos, ordens e elogios:
As cartas apresentam um grande número desses atos, centrando-se nos elogios,
que como já dissemos são estratégias muito mais presentes nas cartas de Manuel
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