I Anais do Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - SILALP - page 195

194
Considerações finais
Em face do exposto, podemos concluir que o romance
Eterna paixão
, apesar de
indicar claramente alguns desequilíbrios na condução da narrativa, merece ser lembrado
como uma obra original e, possivelmente, um farol para guiar a sensibilidade da nova
geração de romancistas da África lusófona, particularmente, da Guiné-Bissau. Sila,
neste romance, sugere a fundação das seguintes linhas de criação da prosa romanesca
bissau-guineense: (i) um discurso inscrito na fronteira, que não se ajusta
contemporaneamente no estereótipo da representação afirmativa exógena da África e
nem na representação política da classe de dirigentes pós-coloniais; (ii) uma perspectiva
estética neorealista, onde a fantasia utópica e a imaginação estética brotam
inexoravelmente das experiências da vida social e cultural e (iii) uma crença no sentido
ético e moral da sociedade como valores a ser recuperados pela literatura. Em síntese,
vemos em Sila a corporificação do sujeito “acional” buscado por Fanon (2008), daquele
sujeito que, na sua esfera de influência, mantém o respeito aos valores fundamentais à
condição humana.
Referências:
AUGEL, M. P.
O desafio do escombro.
Nação, identidade e pós-colonialismo na
literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
BHABHA, H.
O local da cultura.
Trad. Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis;
Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
FANON, F.
Pele negra, máscaras brancas.
Trad: Renato da Silveira. Salvador:
EDUFBA, 2008.
GLISSANT, É.
Introdução a uma Poética da Diversidade.
Juiz de Fora: Editora da
UFJF, 2005.
SILA, A.
Mistida
(Trilogia). Praia- Mindelo: Centro Cultural Português, 2002.
SOUSA SANTOS, B. de.
A crítica da razão indolente.
Contra o desperdício da
experiência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SOUSA SANTOS, B. de.
Para uma revolução democrática da justiça.
3. ed. São Paulo:
Cortez, 2011.
SOUSA, L. M. T. M. de. Hibridismo e tradução cultural em Bhabha. In: ABDALA
JUNIOR, B. (org).
Margens da cultura
: mestiçagem, hibridismo & outras misturas. São
Paulo: Boitempo, 2004, p. 113-133.
PELISSIER, R.
História da Guiné:
portugueses e africanos na Senegâmbia (1841-
1936). Lisboa: Estampa, 1987.
1...,185,186,187,188,189,190,191,192,193,194 196
Powered by FlippingBook