Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 821

TELECOLABORAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA:
FLUTUAÇÕES ENTRE A NORMA CULTA E COLOQUIAL
Daniela Nogueira de Moraes GARCIA
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Resumo
A diversidade inerente à linguagem nos impulsiona a buscar eficiência na produção e no
processamento de informações e, para tal, ajustes entre os interlocutores podem ser
necessários. No processo de ensino e aprendizagem de línguas, questões de diversas
naturezas emergem e enfatizam esta diversidade. As novas tecnologias de comunicação e
informação têm imperado mudanças na vida cotidiana e sugerido um redimensionamento
nas práticas pedagógicas vigentes. O contexto teletandem, proposto por Telles (2006),
promove interações via aplicativos gratuitos de mensagens instantâneas entre parceiros
brasileiros e estrangeiros utilizando recursos de áudio, escrita, imagem e voz. Ao observar a
convivência entre o oral e o escrito, verificamos que a telecolaboração permite que o
aprendiz desenvolva a competência comunicativa, fornecendo um ambiente que se aproxima
das interações face a face.
Este estudo aborda
as produções escritas em língua portuguesa dos
estudantes estrangeiros, enfocando as flutuações entre norma culta e norma coloquial.
Palavras-chaves: diversidade, ensino/aprendizagem de línguas, telecolaboração, norma culta,
norma coloquial.
Introdução
A linguagem tem despertado interesse e promovido reflexões desde os primórdios
da civilização. A literatura nos conduz a movimentos e autores que, com seus estudos,
permitiram que avanços fossem percebidos nas ciências da linguagem.
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UNESP- Faculdade de Ciências e Letras de Assis- Departamento de Letras Modernas,
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