Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 818

iria e ela respondeu que visitaria sua avó. Mafalda logo a interrompe dizendo que esta é
a história da Chapeuzinho Vermelho e que seu sonho seria mentira. Susanita confirma e
indaga se esta não seria uma versão interessante da história. Pela leitura do quadrinho,
sabemos de forma explícita qual é o intertexto, pois Mafalda nos conta. Porém, é
interessante perceber as relações implícitas que Susanita estabeleceu entre os
personagens da história. A Susanita seria a Chapeuzinho Vermelho e sua avó moraria na
China comunista que seria como o bosque cheio de perigos que Chapeuzinho atravessa
para visitar a vovozinha, o guarda vermelho, cor escolhida por ser da bandeira do
comunismo e também da China, seria o lobo-mau. Dessa forma, Susanita faz uma
paródia ironizando o comunismo da China e, para isso, utiliza a história da Chapeuzinho
Vermelho questionando alguns problemas relacionados ao comunismo vigente na época
que seria mais um regime socialista, pois não tinha nada do comunismo proposto
inicialmente pelo teórico Karl Marx.
Por fim, é importante perceber que a concepção de texto utilizada aqui propõe
que o sentido não está no texto, mas se constrói a partir dele, no curso de uma interação
(KOCH, 2009). A autora completa essa ideia utilizando a metáfora do
iceberg
ao dizer
que todo texto tem uma pequena superfície exposta e uma imensa área que fica
submersa. Compete ao receptor ser capaz de atingir os diversos níveis de implícito se
quiser alcançar uma compreensão mais profunda do texto que ouve ou lê. Portanto,
ativar o intertexto por meio de conhecimentos prévios e inferências se faz necessário
nas tiras analisadas para a construção do sentido de humor. Sem tais conhecimentos fica
difícil entender a tira e, consequentemente, a piada presente nela. Assim, Sant’Anna
(1985) destaca a necessidade de um leitor bem informado, com um repertório ou
memória cultural e literária para decodificar a paráfrase, a estilização, a paródia e a
apropriação.
Considerações finais
A partir da exposição teórica realizada e das tiras analisadas, é importante
refletir sobre a leitura dos quadrinhos em questão. Entender um texto cômico não é
apenas decodificá-lo, mas também (e principalmente) interpretá-lo, e a interpretação
demanda um trabalho do ouvinte, enquanto que a decodificação demanda apenas um
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