Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 598

As pontes para olhos estésicos
Ms.
Cláudia
Regina da Silva
FRANZÃO
Estética ou estesia são de fato designações aplicáveis ao trabalho
do sensível na sociedade. É um tipo de trabalho feito de falas,
gestos, ritmos e ritos movido por uma lógica afetiva em que
circulam estados oníricos, emoções e sentimentos.
(MUNIZ SODRÉ 2006)
Iniciado por volta de 1957, em uma época cheia de obstáculos a serem
vencidos no meio editorial, desde recursos escassos até a baixa articulação entre os
sujeitos envolvidos com a literariedade no Brasil, o Prêmio Jabuti ganha corpo devido,
principalmente, ao entusiasmo dos dirigentes da Câmara Brasileira do Livro naquela
época. Presidida por Edgar Cavalheiro e pelo secretário Mário da Silva Brito – dois
intelectuais e estudiosos da literatura brasileira –, além de outros membros da diretoria
do biênio 1955-1957, a premiação propõe-se a laurear editores, ilustradores, gráficos e
livreiros que mais se destaquem a cada ano. Entretanto, a primeira premiação ganha
forma apenas na diretoria seguinte, de 1957-1959, sob a presidência de Diaulas Riedel,
a quem coube não só a confirmação da escolha da figura do jabuti para nomear o
prêmio, mas também a realização de concurso para a confecção da estatueta, vencido
pelo escultor Bernardo Cid de Souza Pinto. No final do ano de 1959, realiza-se a
primeira entrega da estatueta em cerimônia simples e despretensiosa no auditório da
antiga sede da CBL na Avenida Ipiranga, quando foram festejados autores como Jorge
Amado, na categoria romance, pela obra
Gabriela, Cravo e Canela
.
Ao longo desses mais de cinqüenta anos de premiação, o Jabuti modificou-se,
sendo que as categorias a serem premiadas ampliaram-se, entretanto, interessa-nos na
historiografia desse quelônio literário principalmente a premiação no recorte temporal
da primeira década do século XXI (2000-2010), mais especificamente na categoria
romance. Sendo assim, após breve levantamento, deparamo-nos com obras e autores
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que apontam a tendência produtora/leitora no Brasil da era da informação, vincada de
forte influência midiática.
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Conferir Anexo I
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