de famílias de baixa renda, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, que,
geralmente, se encontram privados do acesso a cursos educativos, socializadores e pré-
profissionalizantes. É requisito básico para freqüentar a instituição estar matriculado na
escola.
Nas ações relacionadas à sala de leitura, foi desenvolvida uma linha de trabalho
em que os jovens participaram ativamente desde na organização do espaço até na
escolha dos títulos que fariam parte do acervo. Foram realizadas visitas técnicas às
bibliotecas das instituições de ensino superior do município, bem como a biblioteca
pública municipal e livrarias. Os adolescentes aprenderam como se organiza um espaço
destinado a atividades de leitura e todo seu processo de manutenção. Ademais, foi-lhes
ensinado procedimentos de restauro de livros e matérias impressos, em razão de uma
parte do acervo, oriunda de doações, se encontrar em mau estado de conservação.
A sala, atualmente, reúne um acervo de oitocentos livros, cujo diferencial é a
contemplação dos interesses diversos de leitura e de informação dos participantes. Nas
prateleiras, títulos como os
Best-sellers
Crepúsculo e Harry Potter dividem espaço com
clássicos da literatura brasileira e internacional.
As ações realizadas no intuito de formação leitora se mostraram satisfatórias no
momento em que os participantes que se diziam não-leitores ou leitores apenas dos
títulos, digamos, da moda, em voga na mídia, passaram a se interessar e a ler os ditos
clássicos da literatura, muitos dos quais já sugeridos pela escola, conforme alguns
relataram, mas não lidos até então.
Por que sala de leitura e não biblioteca?
Esta é uma pergunta que pode suscitar respostas distintas. Nossa resposta se
construirá com um novo questionamento: quais as primeiras idéias, impressões, ou
características que nos vem à mente quando pensamos numa biblioteca? Resposta
simples: livros, leitura e silêncio. A imaginação pode até sugerir outros, contudo, são
esses os clássicos constituintes de uma biblioteca. E isso não é de hoje, na realidade,
desde a Idade Média, período em que se difundiu a leitura silenciosa, a biblioteca se
converteu em império do silencio, algumas quiçá da sisudez. A biblioteca tornou-se
lugar dos livros e da leitura, mas de uma leitura feita com os olhos, tão somente com os