conhecer o que o outro pensava sobre o texto, denotando a importância do princípio
dialógico para compreensão e formação leitora.
A partir das atividades, se notou apropriação e relevante interesse dos
participantes pela leitura, e não só pela leitura de títulos livremente escolhidos, que em
sua maioria não circulam pelo ambiente escolar, mas, também, dos escolares, dos ditos
clássicos da literatura, antes vistos de forma distante e irrelevante. Algo que revela a
importância dos laços afetivos constituídos na vivência do espaço como
desencadeadores de necessidades de leitura. Do modo como foi encaminhado, o ato de
ler propicia ao adolescente descobrir-se co-autor das atividades e do próprio espaço,
fornecendo-lhes além de novos conhecimentos, estima e incentivo a novos arranjos
sociais.
A leitura de títulos como os das sagas
Harry Potter
e
Crepúsculo
, evidencia, na
realidade, uma nova via de acesso, de aquisição, de interesse pela leitura e pelos bens
culturais. Daí o entendimento de que é preciso repensar o ensino e o encaminhamento
da leitura na escola. Os ditos clássicos, sem dúvida, são fundamentais para a formação
cultural de qualquer indivíduo, mas novas estratégias devem ser criadas levando-se em
conta que se está diante de uma geração que cresceu em contato com a Mídia Digital e
na Era Pós-Google.
Referências
ARENA, D. B.
A leitura no início da escolaridade: ouvir ou ver
, Tese (Doutorado em
Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília,
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