A CRIAÇÃO DE NOVOS DISCURSOS: A CO-CONSTRUÇÃO DE ESPAÇO,
TEMPO E CONHECIMENTO NO PROCESSO DE LEITURA NA
PERSPECTIVA DIALÓGICA BAKHTINIANA
Dagoberto Buim ARENA
1
Samir Mustapha GHAZIRI
2
Raquel Maria Nelli NÓBREGA
3
Resumo
O objetivo do presente trabalho é o de apresentar resultados sobre um projeto de formação
leitora, realizado em entidade filantrópica de encaminhamento de jovens ao mercado de
trabalho. Os adolescentes atendidos pela instituição são provenientes, em sua maior parte,
de famílias de baixa renda, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, que,
geralmente, se encontram privados do acesso a cursos educativos, socializadores e pré-
profissionalizantes. As atividades do projeto consistiram na organização de um espaço e na
realização de atividades relacionadas ao universo da leitura, dos livros e dos leitores. A
fundamentação teórica possui como referência fundamental Bakhtin (2002), mais
especificamente, seu entendimento sobre dialogismo, uma vez que o trabalho se apóia na
premissa de que a boa leitura é aquela precedida e procedida por uma boa conversa.
Portanto, era o diálogo entre os jovens e os mediadores o elemento desencadeador de novas
necessidades de leitura, bem como de construção da significação dos textos, a partir das
circunstâncias da confluência das várias vozes envolvidas nesse processo.
Palavras-Chave:
Leitura – Dialogismo – Bakhtin – Discurso - Formação Leitora.
Considerações Iniciais
O presente trabalho apresenta um projeto de formação de leitores e de incentivo
à leitura, realizado numa entidade de atendimento e encaminhamento de adolescentes ao
mercado de trabalho, no município de Assis-SP. Os objetivos principais da empreitada
foram os de organizar uma sala de leitura e realizar atividades relacionadas a esta
atividade, tudo numa perspectiva dialógica.
O local em que as atividades foram desenvolvidas foi a Fundação Futuro -
Projeto Legião Mirim, entidade filantrópica, direcionada a orientação e condução de
jovens ao primeiro emprego. Seus freqüentadores, em sua maior parte, são provenientes
1
Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em
Educação da UNESP/Marília,
2
Doutorando em Educação pela UNESP/Marília, Formação Complementar em Mídia pela Université de
Paris – IV (SORBONNE), Bolsista do CNPq,
3
Psicóloga, Técnica de Projetos Sociais da Fundação Telefônia,