Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 376

ativada, também, por ser uma mulher a prometer acabar com a desigualdade social, que pode
remeter à candidata Dilma
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. Nesse sentido, percebemos a presença do interdiscurso, dos já-
ditos (acima citados) na recuperação dessa memória discursiva.
O Homem-Legenda aparece ironizando, produzindo um efeito de sentido de que só se
pode acabar com a desigualdade social, se todos ficarem pobres, ou seja, a ascensão das
classes sociais é uma ilusão.
Para o leitor mais atento às questões da política, essa charge pode produzir um efeito
de uma possível crítica ao programa e às promessas de Dilma.
A segunda charge (fig. 2) aborda a questão da mentira na política de uma forma
relativamente explícita. A charge recupera a memória discursiva de que os políticos são
mentirosos, principalmente em relação às promessas de campanha. Na legenda, há a
recuperação da história infantil do Pinóquio, boneco de madeira, cujo nariz crescia a cada
mentira que contava.
Como vemos na charge, o nariz do suposto político está crescendo, ou seja, contou
uma mentira: que vai cumprir todas as promessas de campanha.
O personagem da charge não é caricatura de nenhum político, em especial, ele
representa toda a classe de políticos, que o chargista adjetiva de mentirosos. Essa
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A maioria dos personagens (92%, 36 charges) apresentados nas charges do Homem-Legenda é homem.
Figura 2:
Vou cumprir todas as promessas de campanha ou não me chamo...
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de outubro de 2010 – Caderno Especial Eleições 2010, p. 2
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