Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1152

materiais utilizados pela música.
Por outro lado, é preciso levar em consideração a existência das
coerções próprias dos materiais utilizados por cada plano de expressão. Para a
composição de uma canção, muitas vezes é preciso transformar o poema em letra. Em
outras palavras, não se trata apenas de acrescentar ao texto uma melodia a ser cantada e,
posteriormente, harmonizada e arranjada
8
, mas de formar com ele um todo letra-e-
música. “Mesmo que dois planos de expressão (...) operem com o mesmo material (...),
não são idênticos, pois cada um deles realiza uma seleção específica dos elementos de
expressão a serem utilizados” (FIORIN, 2009, p. 49).
Sendo assim, para a composição da canção “O Prego”, o compositor
enfatizou o nível discursivo – temas e figuras – e reelaborou o texto, que ficou assim:
O Prego
O martelo
passa o tempo todo
batendo no prego.
Passa o tempo todo
batendo no prego.
Batendo no prego,
no prego.
O martelo
passa o tempo todo
batendo no prego.
Um dia
o prego se cansa...
Ah... o prego se cansa
e lança sua ponta afiada...
Um dia
_____________
8
Isso seria, também, uma possibilidade de criar uma canção. Entretanto, nesse caso, a exploração de
elementos semânticos na composição da canção já partiu do próprio texto, tornando-o, ele próprio,
musical.
1...,1142,1143,1144,1145,1146,1147,1148,1149,1150,1151 1153,1154,1155,1156,1157,1158,1159,1160,1161,1162,...1290
Powered by FlippingBook