materiais utilizados pela música.
Por outro lado, é preciso levar em consideração a existência das
coerções próprias dos materiais utilizados por cada plano de expressão. Para a
composição de uma canção, muitas vezes é preciso transformar o poema em letra. Em
outras palavras, não se trata apenas de acrescentar ao texto uma melodia a ser cantada e,
posteriormente, harmonizada e arranjada
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, mas de formar com ele um todo letra-e-
música. “Mesmo que dois planos de expressão (...) operem com o mesmo material (...),
não são idênticos, pois cada um deles realiza uma seleção específica dos elementos de
expressão a serem utilizados” (FIORIN, 2009, p. 49).
Sendo assim, para a composição da canção “O Prego”, o compositor
enfatizou o nível discursivo – temas e figuras – e reelaborou o texto, que ficou assim:
O Prego
O martelo
passa o tempo todo
batendo no prego.
Passa o tempo todo
batendo no prego.
Batendo no prego,
no prego.
O martelo
passa o tempo todo
batendo no prego.
Um dia
o prego se cansa...
Ah... o prego se cansa
e lança sua ponta afiada...
Um dia
_____________
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Isso seria, também, uma possibilidade de criar uma canção. Entretanto, nesse caso, a exploração de
elementos semânticos na composição da canção já partiu do próprio texto, tornando-o, ele próprio,
musical.