pança. Estas, por sua vez, configuram ações ou atributos humanos – o prego magrinho e
pontudo, que se cansa de ser batido; o martelo pançudo, que bate. O encadeamento
dessas figuras no texto, as relações que estabelecem, definem o percurso figurativo da
dominação, submissão e opressão do mais fraco, seguidas de reação, revolta e vingança.
Seriam esses os temas que lhe dariam sentido. Seu papel, no texto, seria o de
caracterizar uma certa lógica presente nas relações humanas que se constroem a partir
da dominação e da opressão.
Da mesma forma que é necessário analisarmos os percursos
figurativos para compreendermos o sentido de um texto, é importante também atermo-
nos aos percursos temáticos que subjazem a eles. Analogamente aos figurativos, os
percursos temáticos revelam as relações existentes entre os temas, seu encadeamento.
“Um conjunto de lexemas abstratos, que manifesta um tema mais geral, constitui, num
texto verbal, um percurso temático” (FIORIN, 2009, p. 104, grifo do autor).
Observando a rede relacional formada entre os temas envolvidos nos
dois percursos figurativos, o seu entrelaçamento, podemos ver lado a lado o tema do
trabalho mais duro e a opressão, a submissão, bem como a resignação e a revolta – já
presentes no nível fundamental do percurso gerativo de sentido. Poderíamos deduzir,
desta análise, o tema geral da exploração no mundo do trabalho. Ou, ainda, da certeza
da revolta diante da opressão.
Possivelmente outros leitores fizessem interpretações diversas, de
acordo com seus conhecimentos e experiências de vida, mediante a leitura dos temas e
figuras apresentados neste texto, bem como de seus percursos. Entretanto, esta é a
leitura que podemos fazer, por hora.
Nível da manifestação
Conforme foi mencionado no início, o propósito desta análise é obter
subsídios para compor canções e elaborar arranjos, particularmente para crianças, a
partir de poemas como o que foi analisado, respeitando o plano de conteúdo e
agregando os planos de expressão letra e música. Sabemos que a música, assim como o
plano de expressão verbal, possui uma dimensão linear, ou seja, acontece por meio da
sucessão de eventos – no caso, sonoros – no tempo. O desafio consiste, então, em criar
uma estrutura musical que possa dar sustentação ao plano de conteúdo, explorando os