Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1156

O TEXTO PUBLICITÁRIO – NEW HOLLAND
José Augusto Bertoncini GONÇALEZ
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A necessidade de buscar alternativas que ampliassem as possibilidades de apreensão
sintática e semântica do conteúdo inserido num texto publicitário verbo-visual, levou-
nos, inicialmente, a compreender a semiótica greimasiana dedicada à manifestação
verbal para, posteriormente, dedicarmo-nos à reconstrução do sentido nos textos não-
verbais e sincréticos. Fundamentada em Greimas e sob embasamento científico na sua
Construção do Percurso Gerativo do Sentido, a semiótica daviliana ou da Figuratividade
Visual, permite-nos extrair patamares de produção do sentido visual que se manifestam
nas: presentificação, representação e re-representação visuais, demonstrando como o
sentido é articulado no interior de um texto sincrético. A aprendizagem destinada ao uso
desta teoria, por meio do material colocado à disposição dos pesquisadores, possibilita-
nos apreender detalhes da linguagem visual encontrados nos traços (tracemas). Estes,
agregados sob
Luminância
e Organizados/Orientados sob
Proxêmica,
irão se
constituindo nos sistemas ALOP.
Palavras-chave: 1. Semiótica Sincrética 2. Semiótica Daviliana 3. Isotopias Visuais 4.
Figuratividade Visual 5. Publicidade.
Introdução
Inicialmente, para um maior entendimento dos leitores e melhor direcioná-los na
apreciação deste trabalho, apresentaremos a integralidade do texto visual - objeto de
nossa análise -, composto por volumes e massas que edificam figuras e imagens
manipuladoras, dependentes dos sistemas ALOP1 (Forma da Expressão) e ALOP2
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Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO -,
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