podemos dizer que o texto visual é ancorado pelo verbal, pois o verbal explica o que se
passa no visual.
No nosso caso, a análise será realizada na qualidade de texto, como
Formante
Total/FT, porém em análise, qualificado
formema
total =/ft/.
Todo o texto visual foi organizado dentro de uma moldura retangular de madeira
de cor marrom-castanho, onde podemos visualizar delicados arabescos delineados de
marrom escuro, com acabamento de friso cromado dourado. Uma tela branca de pintura
aparece interiorizada nesta moldura, onde estão dispostos os elementos: as manchas, a
embalagem e logotipo do produto e o boneco pintor.
As manchas são multicoloridas, evidenciadas pelas cores frias e quentes, de
tamanhos e formas inusitadas e destacam-se mais precisamente no canto superior direito
do observador. As manchas de
cromema
azul-claro, posicionadas próximas a essa
lateral, interrelacionam-se com outros objetos; uma sobrepõe-se ao logotipo e a outra
encontra-se justaposta à boina do boneco.
O referido logotipo trata-se de um imagético ilustrado de colorema azul. Possui
formato elíptico de fundo branco, com contornos coloridos de azul, entrecortado por
traços que mostram a composição variável dando a ideia de
pseudo-dinamismo,
destacado pelas c
ircularidades e semi-circularidades diagonalizadas
ascendentes e
descendentes.
O boneco, por sua vez, mostra-se sentado muito próximo à base inferior (lateral
direita), de bigodes, imponente e de braços abertos, com aspecto de felicidade e de
realização, indicado por meio, de seu sorriso (boca aberta), sendo que parte do seu
corpo está saindo da tela, em projeção diagonalizada à direita do observador, num
espaço aberto e aparentemente iluminado, usando objetos e acessórios típicos dos
grandes mestres da pintura: boina, avental e paleta (aquarela). A boina possui de
coloremas primários: amarelo e azul (numa maior proporção - 1/3). Suas vestes são
brancas: macacão e avental, onde podemos perceber a presença de manchas coloridas.
No bolso no avental, visualizamos uma bisnaga de tinta e dois lápis de cor. Os pés do
boneco são revestidos por um tecido azul do mesmo
cromema
e
texturema
utilizado na
boina. Apoiada sobre sua perna direita e na inclinância de seu braço direito aparece uma
aquarela, semi-inclinada (projeção diagonalizada à direita do observador), contendo um
pincel de cerdas marcadas de tinta azul. No centro desta, outro logotipo, que se