A CANÇÃO EM ANÁLISE: EM BUSCA DA SIGNIFICAÇÃO POR MEIO DOS
ELEMENTOS VERBO-MUSICAIS
Cíntia Pires de Lemos RAMIRES
1
A semiótica fundada por Greimas no final de 1960, na França, caracterizou-se como
uma metodologia de análise que leva ao entendimento e explicitação dos mecanismos
de formação de sentido de um texto. Sendo a canção um texto sincrético verbo-
musical,onde não se pode privilegiar exclusivamente o aspecto verbal e menosprezar as
peculiaridades da linguagem musical e vice-versa, torna-se imprescindível que se
considere o plano de conteúdo, mas também o da expressão. Quando se trata do
sincretismo letra/melodia, temos como referência no Brasil Luiz Tatit e seus seguidores,
já para exlusivamente o plano de expressão musical, temos Pietroforte, que faz
considerações pertinentes acerca do assunto. Tendo como base os estudos
desenvolvidos por Tatit, seus seguidores e também por Pietroforte, o presente trabalho
apresentará uma análise da canção da MPB “Vou deitar e rolar”, de Baden Powel e
Paulo C. Pinheiro, considerando o sincretismo das linguagens na geração do sentido
textual.
Palavras-chave:
Semiótica; PGS; sincretismo de linguagens; música; canção.
Introdução
Dentre os muitos textos sincréticos analisados sob a perspectiva da semiótica
greimasiana, há um que procura estabilidade diante dos diversos caminhos usados para
uma análise eficaz: trata-se da canção. A canção é comumente analisada por músicos
1
Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela UENP - Campus de Jacarezinho/ PR,
tem formação musical pela ETEC Jacinto Ferreira de Sá- Ourinhos/SP e é professora de Música
no Ensino Fundamental II na EMEF Luiz Gimenez - Canitar/SP. E-mail: