A TEORIA DA FIGURATIVIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO
À PRÁTICA DO MULTILETRAMENTO
Cláudia Mara Piloto da Silva PAROLISI
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RESUMO
Este trabalho surgiu de inquietações provindas do baixo rendimento escolar
frente ao processo de leitura e escrita. Apontada como facilitadora dessa prática, a
teoria da figuratividade proporciona novas estratégicas de leitura, compreensão e
entendimento de textos visuais. Esta teoria, na esteira das teorias da significação,
explora o sentido que atravessa o texto, procurando descrever, analisar e explicar sua
estrutura interna, elucidando os percursos que o sentido desenvolve em relação a níveis
de estruturação, para desvendar mecanismos e conexões nas informações implícitas ao
longo do texto. Este trabalho se propõe a analisar uma peça publicitária dos produtos
“Maurício de Sousa Produções” em parceria com a empresa Multibrink, sob a teoria da
Figuratividade Visual. Diante do exposto, pretendemos mostrar aos profissionais
preocupados com a formação da competência leitora, a importância da teoria que torna
o processo de leitura mais produtivo, permitindo descobertas de novos horizontes na
interpretação, compreensão e reprodução do texto.
Palavras – chave
: Multiletramento; Figuratividade Visual; Leitura Visual
É indiscutível negar que as imagens exercem forte influência no imaginário de
seus públicos, desempenhando um papel extremamente importante na sociedade.
Todo e qualquer texto constituído de imagens é compreendido, quase que
universalmente. Porém, por inúmeras vezes, a compreensão da imagem acontece
diferentemente das implicações verbais que lhes são inerentes, ou dos resultados que o
destinador almejaria que fossem absorvidos pelos destinatários, uma vez que são
dirigidos às culturas e linguagens específicas de um determinado povo ou de um local.
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Centro Paula Souza e Secretaria da Educação/SP,