Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 961

A avaliação dos conhecimentos (...) tem sido, tradicionalmente, identificada
com a contagem de desvios gramaticais e ortográficos presentes nos textos e exercícios
dos alunos
” (MARCUSCHI, 2001). Talvez isso possa ser explicado pela formação
acadêmica à qual os professores se vinculam. Nesta pesquisa, o foco do trabalho
concentra-se na verificação das habilidades necessárias à leitura, ao invés de privilegiar
conteúdos gramaticais isolados e com um fim em si mesmos.
A análise dos dados toma o processo de criação de itens da prova língua
portuguesa no bojo das concepções de gênero, textualidade e textualização, apoiando-se
em algumas teorias sobre a construção de instrumentos de avaliação.
Os resultados vêm reforçar a tese de que as professoras têm capacidade e
potencial para trabalhar um ensino focalizado no desenvolvimento de habilidades, desde
que recebam orientação e acompanhamento adequados a esse fim por meio de
programas de formação continuada.
Referencial Teórico
Estudos em linguística e também em educação (Becker: 1993, Teberosky: 1998,
Kleiman: 2001, Carvalho: 1999 e 2006, dentre outros) têm apontado como uma das
possíveis causas do fracasso escolar o processo de formação de professores. Ao longo
de muitos anos e, ainda hoje, em alguns casos, os cursos de licenciatura apoiam-se
numa plataforma conteudista, fragmentária que impede (ou pelo menos inibe) uma
formação mais completa do professor de Ensino Fundamental e Médio. Formação que
prepare o futuro professor para atender às reais necessidades de aprendizagem da
criança e do adolescente, e que respeite as experiências desses aprendizes ocorridas nos
eventos de letramento, antes do ingresso à escola. Como forma se sanar ou minimizar o
descompasso entre a formação recebida na Academia e as demandas da atuação
profissional, anos mais tarde, é oferecido aos professores um programa de formação
continuada, também chamado de capacitação profissional.
Outra possível causa do fracasso escolar, demonstrada em vários estudos (Heath:
1983, Lima: 1996, Kleiman: 1998, Terzi: 1995), é a lacuna que se faz entre o padrão de
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