Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 967

Seguindo a tendência acadêmica atual, acredita-se que o estudo dos gêneros
textuais na sala de aula tem garantido a formação do leitor e sua inserção nas práticas de
letramento. Desse ponto de vista, essa questão, que busca medir a capacidade do aluno
em
identificar a função de textos de diferentes gêneros
torna-se fundamental, na qual o
leitor é capaz de identificar para que serve aquele texto, ou os propósitos com o s quais
ele foi escrito, considerando sua circulação social. No caso específico, o aproveitamento
médio dos alunos foi de 44,8%, o que significa que mais da metade dos 218 alunos
avaliados, em nível de 5º ano do ensino fundamental não reconhecem o gênero e/ou não
são capazes de determinar sua função social.
Vejamos agora outra questão, formulada a partir de outro gênero: a tirinha.
Questão 10
O que representa a expressão “FUUU!” no 2º, 4º, 6º e 8º quadrinhos?
a) ( ) O aplauso.
b) ( ) O estouro.
c) ( ) O sopro.
d) ( ) O vento.
No lugar de ensinar e cobrar as regras da pontuação
reconhecer o efeito de
sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações
torna-se mais relevante por,
de fato, contribuir para a compreensão dos textos a partir da análise dos recursos
gráficos de que se dispõe. Nossa hipótese para o desempenho de 49,8% dessa questão é
exatamente a forma tradicional preconizada pelos manuais de alfabetização e por muitos
livros didáticos que são seguidos pelos professores. O ensino da pontuação tem-se
restringido ao repasse (e memorização) das regras da pontuação e, às vezes, nem a isso.
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