Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 960

Introdução:
Nos últimos anos tem-se implementado no país vários programas de avaliação
sistêmica – tanto em nível estadual como nacional e internacional – com a finalidade de
aferir competências e oferecer ao professor os resultados da medição. Estão nessa linha
SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública), PROALFA (Programa
de Avaliação da Alfabetização), PROVA BRASIL, ENEM (Exame Nacional do Ensino
Médio), PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) dentre outros. Ao
fornecer tais resultados ao professor, o poder público declara estar combatendo o
fracasso escolar.
A proficiência em leitura, determinada pelo desempenho de alunos em
avaliações dessa natureza, ficou evidente, mais especificamente no Estado de Minas
Gerais, a partir de 2000. Trata-se do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da
Educação Pública), um projeto do governo do Estado em parceria com a Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF), através de um acordo binacional, com o Instituto de
Pesquisas em Psicologia Cognitiva da França. Nesse projeto foram avaliados alunos dos
anos finais dos três ciclos: 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino
Médio (à época) e, ainda hoje, os alunos concluintes do 5º e 9º anos do ensino
fundamental e do 3º ano do ensino médio. Não se avalia conteúdo de ensino, mas as
chamadas habilidades/capacidades de ler, compreender e usar os mais diversos gêneros
textuais, nas mais variadas situações.
O estudo inicial mostrou que, muitos alunos do 3º ano do ensino médio, por
exemplo, têm grau de proficiência bem abaixo do que seria esperado de um aluno com
tal escolarização, não dominando nem o código escrito, domínio altamente desejável. A
maioria deles demonstrou não estar preparada para fazer usos diversificados da escrita
em situações de interação social nem de serem capazes de reconhecer os usos sociais da
escrita. Isso só vem a reforçar a hipótese de que os professores da educação básica não
privilegiam em suas aulas (atividades e avaliações) o desenvolvimento das habilidades
de leitura.
1...,950,951,952,953,954,955,956,957,958,959 961,962,963,964,965,966,967,968,969,970,...1290
Powered by FlippingBook