Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 956

outras descrições, é diferente daquela empregada no restante da narrativa, pois é
carregada de lirismo:
Calmo, fundo, largo e de límpidas águas era o rio; por entre verdejantes margens corria
o vapor, ora quase a roçar as franças das árvores, ora bem no meio da corrente; o dia, a
princípio nublado, fora destoucando-se das brumas da manhã e resplendia viva e
alegremente; a brisa soprava fresca e contínua; reuniam-se numa palavra todas as
condições precisas a fim de que a bordo reinasse sincera satisfação e daí cordiais
disposições entre os passageiros para imediata e recíproca harmonia.( TAUNAY, 1878,
p.199)
Ainda no que diz respeito à descrição, o modo como o narrador apresenta os
personagens femininos, e principalmente Adélia, perece misturar os cinco sentidos,
levando a uma
descrição sinestésica
, o que ressalta a percepção e a sensibilidade de
Eugenio. Observemos o trecho transcrito, fundindo a visão, o olfato, a audição e o
paladar:
E música era sua voz velada, tão doce e suave, tão cadente como barcarola cantada nas
lagunas de Veneza em noite de amortecido luar.
De seus cabelos, de seu flexível corpo emanava um perfume de violetas murchas que
me inebriava. (
id., ibid.
, p.212)
Mas a percepção musical do narrador é a que prevalece nas descrições, como se
ele transformasse em música aquilo que está ao seu redor. Por exemplo, quando a
viuvinha afirma que a noite teria sido menos interessante se o capitão não lhes tivesse
proporcionado horas de “animação e amabilidade”, ele capta as vozes das belas jovens,
ao concordarem com a amiga, como “um murmúrio suave como brisa a sussurrar entre
os folíolos das casuarinas” (
id.
,
ibid.,
p.203). Também ao captar sons que poderiam não
ser notados, se ele não demonstrasse tamanha sensibilidade: “Distante, bem longe,
erguia-se o canto intervalado das aves ribeirinhas, e o ruído da máquina acordava na
floresta adormecida ecos e sons estranhos” (
id.
,
ibid.
, p.215).
Com a mesma percepção musical ele descreve o diálogo com a viuvinha por
meio das teclas de um piano, como já dissemos anteriormente. Porém, aqui, pela
enumeração das frases, ele parece nos conceder o ritmo da música que ele toca. Para
isso observemos o fragmento selecionado:
E com que direito? — interrogou sombrio um repentino ponto de órgão. Porventura a
sombra de um marido enterrado há tantos anos, pasto de vermes, eco morto, esvaído —
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