Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 959

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1. Doutorando em Linguística/UFMG (com auxílio financeiro da PG/UFMG), Professor Assistente do
Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG,
MARCAS TEXTUAIS E DESCRITORES DE HABILIDADES DE LEITURA:
FORMANDO A COMPETÊNCIA LEITORA
Robson Santos de CARVALHO¹
RESUMO:
Este trabalho estuda aspectos da textualização de diferentes gêneros textuais, em
atividades de ensino e de avaliação de leitura em língua portuguesa, realizadas por
professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, durante cursos de formação
continuada sobre habilidades de leitura, em diversas cidades do Sul de Minas Gerais, no
período entre 2005 e 2010.
Nos cursos, os professores estudaram os Descritores de Habilidades de Leitura da
Matriz de Referência do SAEB (2006 – 2009), utilizada nas avaliações externas
sistêmicas do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Mineiro de Avaliação da
Educação Básica (SIMAVE).
Pergunta-se quais as atividades de ensino, praticadas pelos professores, colaborariam na
aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e na construção da competência
leitora dos alunos.
Nossa hipótese apoia-se, sobretudo, nas evidências coletadas nos cursos de formação de
professores. Tal constatação impõe uma reflexão acerca da necessidade de
implementação de programas de formação continuada de professores de modo
constante, a fim de garantir-lhes o acesso a novos modos de pensar e de fazer o ensino
de leitura em Língua Materna, compreendendo o seu objeto, mais especificamente, as
habilidades de leitura a serem adquiridas e desenvolvidas pelos alunos, por meio das
atividades elaboradas pelo professor/alfabetizador.
Palavras-chave:
Práticas Escolares, Formação de Professores, Língua Materna,
Gêneros Textuais, Habilidades de Leitura.
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