Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 968

Fixa-se na nomenclatura e na classificação dos sinais e das frases em que eles aparecem:
“exclamação, para frases exclamativas: Que dia lindo!”. No mínimo, essa prática
embota a visão do aluno e o impede de reconhecer os
efeitos de sentido
, o que
realmente importa na compreensão dos textos.
Isso fica ainda mais evidente em outra questão que mede a mesma habilidade,
cujo desempenho dos alunos foi de apenas 28,4%.
Questão 11
Na frase “A VENCEDORA!!” os pontos de exclamação (!!) indicam:
a) ( ) admiração.
b) ( ) dúvida.
c) ( ) empolgação.
d) ( ) tristeza.
A questão a seguir trata da capacidade de
identificar efeitos de ironia e humor
em textos
, sobretudo em tirinhas, piadas, anedotas e outros gêneros ricos em humor e/ou
ironia, portanto, torna-se extremamente necessário que os alunos desenvolvam essa
habilidade, do que depende a compreensão e a correta interpretação do texto. Ao
contrário do que se poderia esperar, o desempenho dos alunos nessa questão foi de
35,3%.
Questão 12
Qual das ações abaixo mostra traços do humor da história?
a) ( ) A criatividade do Cebolinha.
b) ( ) A sorte de Mônica ao cobrir os amigos.
c) ( ) O guarda-chuva feito por Cascão.
d) ( ) O prêmio dado ao vencedor.
Alternando novamente os gêneros textuais, na avaliação, pode-se determinar
com maior precisão as habilidades ainda em desenvolvimento pelos alunos e também os
gêneros que oferecem mais dificuldade de compreensão, seja por sua complexidade seja
maior ou menor familiaridade do aluno com eles. Vejamos algumas questões sobre uma
reportagem, gênero bastante contemporâneo, cujas habilidades de leitura são
extremamente importantes para a inserção do sujeito na cultura letrata. Trata-se um
gênero textual mais complexo que os anteriores, bem elaborado, com aspectos da
argumentação e do posicionamento dos autores bem como dos “entrevistados”.
1...,958,959,960,961,962,963,964,965,966,967 969,970,971,972,973,974,975,976,977,978,...1290
Powered by FlippingBook