Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 793

candidatos como uma proposta de adequação a um “tipo de texto” e não a um “gênero
do discurso”. Ainda que concursos vestibulares em geral não peçam exclusivamente
uma “dissertação em prosa”, é possível agrupar suas produções sob o mesmo gênero,
pois levando em conta os elementos constituintes do
gênero
(
tema, construção
composicional
e
estilo
), temos o seguinte: a) quanto ao
tema
, sempre escolhido pelas
universidades em função de algum caráter social amplo que mereça atenção e discussão;
b) quanto à
construção composicional
, sempre estruturada para convencer o leitor da
pertinência das ideias defendidas; c) quanto ao
estilo
, direta ou indiretamente, baseado
na relação avaliador/avaliado. Para outras determinações acerca da consideração da
redação de vestibular como um
gênero do discurso
, conferir Corrêa (2010b).
Na sequência desse artigo, fazemos breve discussão de aspectos textuais,
etnográficos e discursivos do letramento, abordando, teoricamente, as noções de
sequência narrativa, letramento acadêmico
e
presumido social.
Tratamos, então, da
metodologia e da análise, distinguindo, em função da presença de
sequências
narrativas,
quatro tipos de arranjos textuais e levantando fatores que atuam para o
aparecimento dessas sequências. Por fim, a título de considerações finais, comentamos,
com base nos resultados obtidos, alguns
aspectos “ocultos”
do
letramento acadêmico
por meio da noção de
presumidos sociais
do
gênero do discurso
(Corrêa, 2011).
Aspectos textuais, etnográficos e discursivos do letramento
Num primeiro momento, recorrendo a Jean-Michel Adam (2008), encontramos
uma abordagem textual em que ele propõe certas unidades num nível inferior ao do
texto. Para isso, ele cria a noção de
proposição-enunciado
(Adam, 2008, p. 106),
unidade que se situaria entre a estrutura estritamente linguística e a enunciação. A fim
de que se forme um texto,
proposições-enunciado
se agrupariam semanticamente ou em
períodos
(
unidades textuais frouxamente tipificadas
) ou em
sequências
(
unidades mais
complexas tipificadas
). Sobre as sequências de maneira geral, Adam afirma que:
as sequências são unidades textuais complexas, compostas de um número limitado de
conjuntos de proposições-enunciados: as macroproposições. A macroproposição é uma
espécie de período cuja propriedade principal é a de ser uma unidade ligada a outras
macroproposições, ocupando posições precisas dentro do todo ordenado da sequência
(Adam, 2008, p.204).
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