Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 797

famílias mais abastadas.
Ação
: para estimular os mais pobres a trabalhar, seria utilizado
o protestantismo: “Foi com o surgimento do protestantismo e com sua filosofia, que
existe ainda hoje em nossa sociedade, que paulatinamente o trabalho alcançou todas as
classes sociais. [...] Surgiu a ideia de que o trabalho é uma dádiva divina e de que
somente através dele a riqueza e estabilidade econômica poderão ser alcançados.”
espécie de ‘solução’ apresentada para o conflito.
Desenlace
: os pobres trabalhariam
consolados pela “filosofia protestante”: “pois ela dá embasamento para determinadas
expressões – ‘Deus ajuda quem cedo madruga’ – que para a população pobre funcionam
como um estímulo.”
o nó se dissolveria.
Situação final
: os “homens pobres”
trabalhariam para os “ricos” com a ilusão de estarem trabalhando para benefício deles
próprios, ou seja, com esse movimento argumentativo, o texto volta à situação de
equilíbrio, desta vez, por imposição ideológica.
volta à situação de equilíbrio.
Moral
:
o capitalismo geraria desigualdade social: “[...] na realidade, [determinadas expressões]
não deixam de ser uma simples e mal explicada justificativa para as desigualdades
sociais, segundo demonstram sociólogos como Marx Weber e Émile Durkheim, além de
tantos outros”.
Em posição oposta no contínuo, o
Tipo IV
caracteriza um conjunto de textos
com presença mínima de s
equências narrativas
com destaque para o uso de definições.
A presença dos verbos
ser, estar
e
haver
são uma constante assim como os tempos
verbais do presente e do futuro do presente do indicativo. Também é recorrente o uso de
advérbios e locuções adverbiais como “atualmente”, “hoje”, “nos dias atuais” etc. As
redações
tipo IV
apresentam geralmente: a) na introdução, uma definição acompanhada
de um enunciado adversativo, que, ao polemizar sobre determinado assunto, abre
possibilidades de desenvolvimento temático; b) no desenvolvimento, um argumento a
favor e outro contra a ideia defendida no texto; e, por fim, c) na conclusão, uma
sugestão de intervenção no problema apresentado ou uma síntese dos argumentos
expostos. Como exemplo, podemos citar o seguinte texto (grifo nosso
):
“O trabalho
pode ser visto como uma atividade [...] nos dias atuais é possível perceber que é algo
importante [...] as formas variadas [...] estão de acordo com o pensamento das pessoas
[...] já, umas pessoas vêem [como] o trabalho [...] enquanto outras [vêem como...] nos
dias de hoje pode-se notar [...] esse conceito não é muito aceitável [...] o trabalho é
essencial [...] Logo [...] ele é algo presente na vida das pessoas”
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