Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 728

analisar a apropriação da literatura por parte do autor e/ou editor do livro didático de
Português, tendo em vista as diretrizes voltadas ao ensino no período de publicação do
manual, acredita-se ser possível verificar quais as ressonâncias que se encontram
materializadas no suporte didático e, por conseguinte, qual o diálogo que se estabelece
entre o livro didático e as propostas oficiais para o ensino.
Ao mencionar as regras e intenções de cada campo discursivo, as quais orientam
a composição dos enunciados, nas relações estabelecidas entre os sujeitos, desemboca-
se, inevitavelmente, num outro conceito o qual, não por acaso, veio a ser título do texto
de Bakhtin. Tratam-se dos
gêneros do discurso
os quais, somados à noção de
esfera
,
contribuirão para o estudo a ser realizado em torno do enunciado que é o foco da
pesquisa, por possibilitar entrever, no corpo mesmo do enunciado, ou seja, do texto
literário sobre a página do manual didático, quais foram as ‘regras discursivas’ - quais
as ‘marcas’ e quais as intenções que orientaram a sua composição.
Os gêneros do discurso
Os
gêneros do discurso
são concebidos por Mikhail Bakhtin (2003) enquanto
formas típicas do
enunciado
, ou seja, enquanto certas expressões construídas
socialmente e conferidas às palavras no momento da enunciação (cf. p.293). Tais
gêneros não se restringem aos aspectos estruturais da língua; não se trata de classificar
um conjunto de palavras ordenadas em poesia, notícia, romance, ou algo semelhante;
tampouco de um processo de escolhas (de palavras e/ou formas textuais) efetuadas
segundo um gosto puramente individual (e ingênuo) do sujeito que fala; mas, ao
contrário, os gêneros discursivos dizem respeito a fatores que preexistem a qualquer ato
verbal; eles não respondem a regras do sistema da língua, mas a uma orientação de
cunho social.
Tornando ao objeto de análise da pesquisa, não se concebe, portanto, a literatura
no manual enquanto um texto em si, isolado de suas condições de produção; mas
enquanto um gênero textual que, sendo extraído de seu contexto de origem, passou a
frequentar um outro suporte, o qual fora elaborado de acordo com determinadas
concepções e interesses próprias a esse novo campo discursivo, o educacional, e
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