Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 718

é enunciado. O movimento que compete ao interdiscurso na elaboração do intradiscurso
faz aflorar essas omissões, repetições, ou melhor, essas marcas próprias da fase inicial
da construção da escrita.
O último quadrinho é composto por dois balões: um para expressar o
pensamento do caçador e outro, do Lobo Mau. Mesmo se tratando de balões que
reportam aos pensamentos dos personagens, o aluno propõe uma interação entre estes.
O caçador argumenta:
“eu vou salvar a vovó e depois marta o lobo e vou encher ele de
pedra”.
O lobo, por sua vez, diz:
“a não agora chegou a minha vez vou tentar fugir de
caçador...”
. Na escrita da criança a fala do caçador é uma fala consigo mesmo, mas a
fala do lobo denuncia a réplica de um diálogo, o lobo responde ativamente ao caçador.
Essa interação de pensamento, marcada pela responsabilidade ativa, ocorreu graças ao
interdiscurso do enunciador. No segundo período do balão do lobo, o personagem
articula consigo mesmo,
“eu não fazer tudo iso que o caçador malvado”
. Nota-se que a
criança tenta livrar o Lobo Mau do pior e tornar o caçador malvado, porém, o lobo
acaba concluindo que seu fim será trágico. A criança assume o papel do personagem e
dá vida a este.
Esse trabalho de elaboração da escrita significativa revela imagens (formação do
imaginário da criança) e pressuposições (as inferências de raciocínio das personagens),
assim como normas de comportamento social representadas nas personagens. Por
exemplo, o lobo, representando a dominação pela esperteza e a vovó e a criança, a
fragilidade; a primeira pela idade e a segunda, pela ingenuidade.
A atividade proposta requer que a criança identifique o contexto situacional e
elabore esse conhecimento dinamicamente. A produção da escrita implica que o aluno
assuma diferentes papéis, que estabeleça um processo discursivo por meio de uma
intensa atividade mental, que envolve um movimento intra-interdiscursivo, ou seja, à
medida que a criança aprende a língua, produzindo-a, ela já está realizando uma ação
reflexiva sobre a linguagem escrita. Essa dinamicidade foi garantida pela troca de
papéis sociais pela criança. Quando tinha que escrever o pensamento da garota
Chapeuzinho Vermelho, exerceu o papel dessa personagem; tinha que raciocinar como
uma criança; quando foi escrever o pensamento do lobo, exerceu o papel de uma pessoa
esperta; quando escreveu o pensamento do caçador, nesse papel social, tinha que
raciocinar como alguém responsável por proteger os mais frágeis. A alteração de papéis
provocou uma intensa interdiscursividade, na qual a criança, por meio do jogo de
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