Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 725

as teorias que fundamentam a pesquisa, tem-se, como principal referência, a perspectiva
de Mikhail Bakhtin e, sobretudo, os conceitos que foram produzidos pelo Círculo os
quais giram em torno do
enunciado
.
Fundamentação teórica: análise do texto literário no livro didático sob a
perspectiva discursiva de Mikhail Bakhtin
A quem se destina o enunciado, como o falante (ou o que
escreve) percebe e representa para si os seus
destinatários, qual é a força e a influência deles no
enunciado – disto dependem tanto a composição quanto,
particularmente, o estilo do enunciado. Cada gênero do
discurso em cada campo da comunicação discursiva tem a
sua concepção típica de destinatário que o determina
como gênero
.
Mikhail Bakhtin
, “Os gêneros do discurso”, 2003, p.301.
Alguns dos conceitos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin relacionam-se
diretamente com as reflexões e as perguntas suscitadas em torno do objeto selecionado
para a análise. Desta forma, ao discorrer sobre a apropriação dos textos literários no
livro didático de Português, em busca da imagem que se tem dos alunos e das
possibilidades de leitura, a partir da forma empregada ao texto no manual, serão
mencionados muitos dos termos que, como apontou Mikhail Bakhtin (2003), estão
relacionados à produção do
enunciado
, entre eles, os que foram apresentados na
epígrafe acima, de
estilo
,
gêneros do discurso
e
campo discursivo
.
A referência às teorias e aos conceitos bakhtinianos tem início na própria
concepção do objeto de análise (a apresentação da literatura no manual didático) o qual
é compreendido, neste trabalho, enquanto um ato concreto de linguagem, ou seja,
enquanto um
enunciado
produzido por determinado sujeito, o qual, situado em
determinado
campo
ou
esfera
(educacional), dirigiu-se a seus interlocutores (no caso, os
alunos aos quais dirigia os manuais), com vista a atender certos objetivos, próprios,
inclusive, à esfera na qual estava imerso. Tal perspectiva permite estudar, a partir da
forma atribuída ao texto literário no manual, ou – para utilizar o conceito de Bakhtin -, a
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